PROGRAMA DE MILHAS
As milhas (ou pontuações) aéreas ou sistema de milhagem são programas de fidelidade oferecidas pelas companhias aéreas. Quanto mais você viajar pela mesma companhia mais ficará perto de viajar de graça.
  1. Antes da viagem cadastre-se no site da companhias aérea. Ao cadastrar você recebe o seu número do cartão de milhas para impressão, alguns programas apenas emitem o cartão após alguns voos.

  2. No ato do check-in peça para incluir o seu número do cartão fidelidade .(Dica: para não esquecer, deixe marcado no seu E-ticket o número e apenas peça para a atendente incluir ) .

  3. Para verificar o extrato de milhas basta acessar o site de sua companhia aérea, coloque o número e a senha de cadastro. Caso esqueça de pedir a pontuação na hora do check-in é possível resgatar os seus pontos no prazo de 6 meses, entrando no próprio site, precisará das informações da viagem que fez.

  4. A milhas tem um prazo de uso estipulado pelas companhias aéreas.
    (TAM - 2 anos, GOL - 3anos):
    A Tam compartilha as milhas com "United Airlines", "TAP", "Lufthansa", "Lan", "Air Canada" e "Swiss".
    A Gol compartilha as milhas com "Air France", "KLM" e "American Airlines".

  5. As taxas dos aeroportos que são cobradas normalmente, não serão incluidas nas milhas.

  6. Cada empresa tem suas próprias regras. Outras formas de ganhar milhas são em algumas promoções de assinaturas de revistas, compras em determinadas lojas, entre outras opções. A princípio, a troca é por passagens aéreas, mas o associado também pode migrar de classe econômica para executiva, ou usar as milhas em hotéis para pagar hospedagem.

  7. O participante pode doar parte ou o total de suas milhas a outras pessoas. Para isso ele precisa enviar carta ou formulário especificado pela companhia, autorizando a doação.

  8. Algumas desvantagens: As companhias aéreas limitam o número de assentos por vôo que podem ser distribuídos a participantes do programa. As milhas não são válidas para pacotes turísticos e determinadas tarifas promocionais.

  9. As agências de turismo não podem fazer a inscrição, tão pouco pedir informações sobre as milhas representando o passageiro, tendo em vista a lei de proteção de dados pessoais que passou a vigorar no Japão.

  10. Toda a responsabilidade desde a inscrição até o resgate e utilização das milhas, cabe exclusivamente ao passageiro.

  11. Recomendamos ao passageiro que consulte diretamente a companhia aérea para maiores informações sobre os respectivos programas de milhas.
    - FIDELIDADE TAM
    - GOL - PROGRAMA SMILES